top of page
Ativo%202_edited.png

Doenças da Tireoide

A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. O hormônio tireoidiano, produzido por essa glândula, interfere no metabolismo do corpo, no crescimento, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração e no controle emocional.

 

As principais doenças da tireoide, acompanhadas pelo endocrinologista, são:

Hipotireoidismo

Condição clínica associada à diminuição da produção de hormônios tireoidianos. As principais manifestações do hipotireoidismo são: leve ganho de peso, cansaço, sonolência, alterações no humor, perda de memória, pele seca, prisão de ventre, queda de cabelo, sensação de frio excessivo e irregularidades menstruais.

Hipertireoidismo

Condição clínica associada ao aumento da produção de hormônios tireoidianos. As principais manifestações do hipertireoidismo são: perda de peso, irritabilidade, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, tremor, sensação de calor, aumento do suor, aumento da frequência das evacuações e irregularidades menstruais.

Bócio

Termo médico que significa o aumento do tamanho da glândula tireoide.

Nódulos de Tireoide 

Tipo de bócio, onde temos a formação de uma ou mais nodulações na glândula tireoide. A chance de desenvolver nódulos na tireoide aumenta à medida que envelhecemos. Estima-se que cerca de 60% da população brasileira, em algum momento da vida, tenha nódulos na tireoide. Isso não significa, no entanto, que esses nódulos sejam malignos. Estima-se que cerca de somente 5% dos nódulos da tireoide sejam cancerosos.

 

Uma vez identificados nódulos na glândula tireoide, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares, para se investigar a presença de câncer, avaliar a produção hormonal da glândula e definir a melhor conduta a ser adotada. É importante destacar que o ultrassom da tireoide não deve ser realizado como um exame de check-up ou de rotina, existem indicações precisas para a solicitação desse exame pelo médico.

Câncer de Tireoide

A maioria dos tumores malignos da tireoide são classificados como carcinomas diferenciados (carcinoma papilífero ou carcinoma folicular) e, quando abordados de forma correta, são na maioria das vezes curáveis. Os tipos de câncer da tireoide são: o carcinoma papilífero (80-85% dos casos), o carcinoma folicular (7-15% do casos), o carcinoma medular (3-5% dos casos), o carcinoma anaplásico (1-2% dos casos), o linfoma (menos de 1% dos casos) e o sarcoma (menos de 1% dos casos).

Tireoidites

São inflamações que acometem a glândula tireoide, sendo a tireoidite de Hashimoto a mais frequente.

Fonte: www.endocrino.org.br (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM); e www.thyroidcancercanada.org (National Organization of Thyroid Cancer Survivors do Canadá).

whatsapp (2).png
bottom of page