Pré e Pós-Operatório de Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica (“cirurgia para obesidade” ou “cirurgia de redução de estômago”) é um recurso que pode ser útil nos casos de obesidade grave com falha documentada do tratamento clínico, proporcionando uma melhora dos problemas de saúde relacionados à obesidade e redução nos índices de mortalidade.
Os critérios formais para a indicação de cirurgia bariátrica são:
-
Idade de 18 a 65 anos (fora dessa faixa etária, os casos devem ser avaliados individualmente).
-
IMC ≥40 kg/m²; ou IMC ≥35 kg/m² associado à presença de pelo menos uma condição grave, relacionada à obesidade (nesse último caso, a perda de peso induzida pela cirurgia deve ser capaz de melhorar a condição).
Documentação de que o paciente não conseguiu perder peso ou manter a perda de peso, apesar de cuidados médicos apropriados, realizados regularmente, há pelo menos dois anos (dietoterapia, psicoterapia, tratamento farmacológico e atividade física).
Ausência de contraindicações para a cirurgia, tais com: presença de causas endócrinas tratáveis de obesidade (ex.: síndrome de Cushing); dependência atual de álcool ou drogas ilícitas; presença de doenças psiquiátricas graves e sem controle; risco anestésico e cirúrgico inaceitáveis; e dificuldade de compreensão, por parte do paciente e de seus familiares, dos riscos, benefícios, resultados esperados e mudanças no estilo de vida requeridas após o procedimento.
No pré-operatório da cirurgia bariátrica, o endocrinologista desempenhará papel importante, avaliando as indicações e investigando eventuais contraindicações à cirurgia. No pós-operatório, o endocrinologista desempenhará papel primordial no acompanhamento do paciente e na reposição apropriada de nutrientes, como vitaminas, minerais, entre outros).
Fonte: www.abeso.org.br (Diretrizes Brasileiras de Obesidade 2016); www.endocrino.org.br (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM).