
Distúrbios do Colesterol e dos Triglicerídeos
Dislipidemia é o termo médico referente aos distúrbios do colesterol e dos triglicerídeos. Pessoas com dislipidemia geralmente demonstram uma ou mais das seguintes alterações laboratoriais: níveis anormalmente elevados de colesterol total, de colesterol LDL (“colesterol ruim’) e de triglicerídeos, e nível anormalmente baixo de colesterol HDL (“colesterol bom”).
Os distúrbios do colesterol estão geralmente associados ao aumento do risco de doenças cardiovasculares (ex.: angina, infarto do coração, isquemia cerebral, entre outras). Já os triglicerídeos, quando muito elevados (valores geralmente maiores do que 1.000 mg/dL), estão associados a um maior risco de pancreatite.
A herança genética da pessoa, seu estilo de vida, a presença de distúrbios metabólicos e hormonais, o uso de alguns medicamentos e, sobretudo, a combinação desses fatores, são os principais responsáveis pela dislipidemia. O tratamento adequado dos distúrbios do colesterol e dos triglicerídeos, quando iniciado na época correta, permite reduzir o risco futuro de doenças cardiovasculares e pancreatite, respectivamente.
Fonte: http://cientifico.cardiol.br/ (Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose 2017) e https://www.ahajournals.org/ (Guidelines on the Management of Blood Cholesterol 2018, dos Estados Unidos).